Quando iniciámos o projeto de venue finding, enfrentámos um desafio essencial: como criar uma identidade de marca que não só refletisse o nosso foco em locais para eventos, mas também tivesse potencial para se expandir internacionalmente?
Em Portugal, o conceito de venue finding ainda era relativamente pouco explorado. Isso tornou ainda mais importante a escolha de um nome que fosse claro, memorável e, acima de tudo, funcional. A ideia original era utilizar a palavra “venues” – simples e direta, descrevendo exatamente aa base do conceito: locais para eventos. No entanto, percebemos que este nome era demasiado genérico e não seria possível registar.
Então, durante um brainstorming criativo, surgiram várias ideias, entre elas a final “Venues- in”. Este nome foi escolhido pela sua flexibilidade: poderíamos facilmente adaptá-lo a diferentes destinos e mercados no futuro (por exemplo, “Venues In London”, “Venues In Paris”….).
Ao lançarmos o Venues In em Portugal, percebemos que o nome, apesar de intuitivo para os nossos clientes internacionais, muitas vezes gerava confusão entre os clientes nacionais. Curiosamente, diariamente os vários stakeholders com quem trabalhamos interpretam o nome de diferentes formas: “Venuzan”, “Venuézin”, “VenuSim”, e até mesmo “Vénus”. Estas interpretações não deixam de ser uma fonte de humor no nosso dia a dia!
Hoje e passados 6 anos, a VenuesIn é mais do que um nome – é uma representação da nossa visão.
Queremos simplificar o processo de encontrar locais ideais para eventos, oferecendo uma experiência sem complicações e totalmente focada nas necessidades dos nossos clientes. A história do nosso nome é também a história de como nos adaptamos todos os dias ao mercado, abraçando os desafios locais e procuramos oportunidades internacionais!
Autor: Rodrigo Nené (Co-founder & diretor geral)