Artigo6

A importância dos Team Buildings
Gonçalo Uva

Muitos CEO’s, diretores-gerais e mesmo responsáveis pelos recursos humanos questionam, muitas vezes, os reais benefícios das atividades de team building e qual o impacto que têm nos colaboradores. Se ainda não participou num programa organizado de uma forma profissional, é normal que seja cético e, honestamente, num mundo orientado por métricas, é tentador pensar nas vantagens destas atividades num ROI mensurável. No entanto, peço que suspenda essa mentalidade por um momento e, em vez disso, pense em vantagens menos tangíveis, mas não menos benéficas: melhor ambiente, melhor comunicação, maior entrega e funcionários mais felizes – o que, com frequência, significa menor rotatividade. Partilho algumas das razões pelas quais deve investir em ações de team building na sua organização.

Comunicação

Os team buildings ajudam a identificar problemas, especialmente quando o desafio é diferente do que encontramos no dia-a-dia do escritório, e quando o único modo de comunicação é verbal. Os debriefings do evento/atividade (que devem fazer parte da atividade e muitas vezes são esquecidos) são uma ótima maneira de descobrir o que funciona e o que não funciona em termos de comunicação dentro de um grupo. A atividade não acaba no dia do evento, devem ser usados inquéritos para entender o que tem de melhorado.

Trabalho de equipa

Embora todos saibamos que somos tecnicamente parte de uma equipa, que estamos a trabalhar para atingir objetivos e para manter a empresa a funcionar, os programas de team building e os desafios colocados por este tipo de atividades colocam um novo conceito de trabalho em equipa. A ideia é tirar as pessoas das suas zonas de conforto dando a conhecer outras facetas pessoais, partilhando outros interesses e capacidades que, no quotidiano não são evidenciadas, perfeito para construir pontes entre departamentos e áreas do negócio que trabalham paralelamente. É uma excelente maneira de conhecer melhor os estilos de trabalho e os pontos fortes das pessoas e, mais importante, aprender como aproveitar essas informações.

Construir confiança

A confiança é um ponto suscetível de ser discutido uma vez que é algo que se merece e se conquista. É por isso que os exercícios de team building são uma ótima maneira de construir confiança uma vez que condensam esse processo em poucas horas, recorrendo a atividades intensas, sendo extremamente benéfico para equipas recém-formadas, para grupos interfuncionais que não confiam regularmente uns nos outros ou, ainda, para equipas remotas que não partilham o mesmo espaço físico. A confiança promove o trabalho entre os colaboradores e é um grande contributo para a satisfação dos funcionários, capaz de alterar a cultura de empresas, para empresas mais felizes.

Novos talentos

Um benefício muito interessante neste tipo de atividades é a revelação de talentos ocultos. Ao fazer com que os grupos participem de inúmeros e variados desafios, os participantes acabam por desvendar novos talentos aos seus colegas, como capacidades de liderança, proezas estratégicas, entres outras mais lúdicas. Podemos descobrir que o CFO é um artista talentoso ou que um dos especialistas de IT é um músico experiente, mostrando um lado mais pessoal das pessoas, dando oportunidade à criação de laços inexistentes.

Ajustes comportamentais

Os team buildings oferecem um benefício único uma vez que se podem tornar num tubo de ensaio para novos comportamentos, ou para o desenvolver de conceitos normativos numa equipa recém-formada. Por exemplo, numa empresa que seja adversa ao risco a sua criatividade pode ser posta causa. Assim, no decorrer da atividade a empresa pode experimentar a sensação de assumir riscos e desenvolver uma tolerância ao falhanço na busca de novas ideias, alterando assim a sua génese, correndo riscos mais calculados por confiar na sua equipa.

Criatividade

No trabalho, especialmente em departamentos criativos é comum a sensação de queda na rotina, perdendo assim a inspiração necessária. Mudar de ares pode ser muito útil para que a roda criativa volte a girar, daí que a participação em exercícios deste tipo possa ser importante para recuperar uma nova visão das coisas. Isto sem mencionar os benefícios de sair do escritório e desanuviar a cabeça.

Celebrar o que há para celebrar

Há razões menos complexas para sermos levados a participar em atividades de team building, como o divertimento e/ou a celebração de um objetivo alcançado ou de uma data especial. Podem ser considerados como excelentes ferramentas para desabafar, alegrar espíritos e tirar a mente dos problemas diários.

Assim, quando pensar em organizar um team building lembre-se dos benefícios adjacentes à atividade. Embora não sejam imediatamente mensuráveis, já vimos a importância de investir na sua equipa. Além disso, é importante perceber que esses efeitos são amplificados quando, este tipo de iniciativas, são feitas regularmente e por equipas especializadas. Muitas empresas recorrem a recursos internos na organização destes eventos, não conseguindo atingir o objetivo pretendido. Na minha opinião é importante contratar e recorrer a profissionais para potênciar um evento de team building.

Fonte: https://inforh.pt/a-importancia-do-team-building-nas-empresas/